Pesquisadores de uma ONG dos Estados Unidos descobriram que um grupo de criminosos estava vendendo cartões de vacinação contra a Covid-19 falsos. As vendas estavam sendo realizadas pela Amazon e, até o momento, não se sabe exatamente por qual razão eles seriam interessantes. A principal suspeita é de que pessoas que são anti-vacina possam “comprovar” a imunização caso seja solicitado.

A acusação não é exatamente a primeira, de acordo com a pesquisadora sênior da ONG Media Matters (A Mídia Importa, em tradução livre), Olivia Little, a plataforma focada em produtos artesanais e vintage Etsy também estava com cartões de vacinação falsos em seu catálogo. O marketplace afirma que já está trabalhando para conter a listagem de produtos que incluam informações incorretas sobre vacinas e a Covid-19 durante a pandemia no início de junho.

Leia mais:

De acordo com o portal Futurism, a Amazon também removeu os anúncios de cartões de vacinação adulterados de sua lista de produtos após as primeiras denúncias. Porém, a repetição das ocorrências mostra que as plataformas de marketplace vêm tendo pouco sucesso em conter as mais diferentes fraudes envolvendo a Covid-19.

Passaportes de vacina

Mais de 43% dos americanos adultos já foram completamente imunizados. Crédito: Shutterstock

Como diversos estados americanos estão proibindo a emissão e uso dos chamados passaportes de vacina, a distinção entre quem já se imunizou e quem ainda não recebeu uma ou as duas doses de vacina é muito dificultada. Além disso, ao que parece, a confecção de cartões de vacinação é algo relativamente fácil, o que pode facilitar a vida dos anti-vax na hora de “provar” a imunização na hora de entrar em um estádio, autódromo ou teatro, estabelecimentos que já estão sendo reabertos por lá.

Até o momento, já foram aplicadas mais de 305 milhões de doses de vacina nos Estados Unidos, com mais de 141 milhões de pessoas já tendo recebido as duas doses dos imunizantes utilizados por lá, que são, principalmente, o da Pfizer e o da Moderna. Com isso, ao todo, 43% da população adulta do país já está totalmente vacinada.

Já assistiu aos nossos novos vídeos no YouTube? Inscreva-se no nosso canal!

O post Pessoas vendem cartões de vacinação falsos nos EUA apareceu primeiro em Olhar Digital.

Source

By midisul

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Show Buttons
Hide Buttons